Interface do operador
A nova versão de controlo, com interface suspensa, permite que o operador visualize o vídeo a partir de qualquer posição, graças à possibilidade de rodar o monitor no eixo vertical. A interface do operador possui ecrã táctil de 15" com todas as ligações USB necessárias para a interface remota com o PC e o CN. Também possui botoeira, rato e teclado, além da predisposição para a ligação do leitor de código de barras e da botoneira remota. Possui um conector USB frontal para a troca dos dados.


Eletromandril - M -
O eletromandril de 4 kW em S1 pode atingir a velocidade de 20.000 giros/min. O movimento do eletromandril ao longo do eixo A permite realizar as rotações de -90° a +90°, permitindo usinar o perfil em 3 faces, sem ter que reposicioná-lo. Pode ser utilizado em perfis de alumínio, PVC e ligas leves, além de poder trabalhar extrudados de aço com espessuras até 2 mm.
Morsas
O software da máquina, em função do comprimento da peça e das usinagens a executar, é capaz de determinar, em segurança absoluta, a quota de posicionamento de cada grupo morsa. O posicionador automático permite engatar cada grupo morsa e deslocá-lo pela movimentação do carro. Esta operação é realizada com a máxima rapidez e precisão, evitando tempos longos e riscos de colisão e tornando a máquina facilmente utilizável mesmo por operadores menos experientes. O plano de trabalho móvel facilita a operação de carga/descarga da peça e aumenta de maneira considerável a secção a usinar.


Armazém de ferramentas manual
O armazém de ferramentas padrão, retrátil, permite alojar 9 cones porta-ferramentas que podem ser retirados e instalados manualmente no mandril. A numeração das posições permite a identificação da ferramenta exigida pela HMI para cada usinagem. O armazém está posicionado na máquina, numa posição que favorece a gestão prática por parte do operador.
Armazém de ferramentas automático da esquerda
A máquina possui um armazém automático adicional, situado no lado esquerdo da cabina. É capaz de alojar 4 porta-ferramentas com as respetivas ferramentas, configuráveis a critério do operador. A troca de ferramentas é gerida pelo CNC com base nas usinagens programadas.


Armazém de ferramentas automático da direita (Opcional)
A máquina pode ser opcionalmente equipada com um armazém automático adicional, situado no lado direito da cabina. É capaz de alojar 4 porta-ferramentas com as respetivas ferramentas, configuráveis a critério do operador. A troca de ferramentas é gerida pelo CNC com base nas usinagens programadas.
Tope pneumático da esquerda
Na máquina há um tope resistente que permite a referência da barra, situado no lado esquerdo. O tope, acionado por um cilindro pneumático, é do tipo retrátil e pode ser selecionado automaticamente pelo software da máquina, de acordo com as usinagens a realizar.


Tope pneumático da direita (Opcional)
Também é possível montar opcionalmente um tope no lado direito da máquina. O tope, acionado por um cilindro pneumático, é do tipo retrátil e pode ser selecionado automaticamente pelo software da máquina, de acordo com as usinagens a realizar. A vantagem do tope duplo consiste na possibilidade de executar o reposicionamento da barra ou do pedaço para executar usinagens em perfis particularmente longos.
Túnel (Opcional)
A máquina pode realizar usinagens superdimensionadas de barras com comprimento até ao dobro do campo de trabalho nominal. Para este tipo de usinagens é necessário equipar a máquina com um túnel de proteção lateral para garantir a segurança do operador mesmo próximo às aberturas laterais da cabina.


Esteira transportadora de aparas (Opcional)
A máquina pode ser integrada opcionalmente com uma esteira transportadora para a evacuação de aparas e partes do perfil em usinagem. Graças a este dispositivo, os descartes da usinagem são transportados diretamente para um recipiente, reduzindo a necessidade de interromper as usinagens e simplificando a limpeza do interior da máquina.
Condicionador do quadro elétrico (Opcional)
O condicionador para o quadro elétrico é a solução para todas as aplicações em que as condições ambientais exijam um nível de arrefecimento superior, para proteger a eficiência e a duração dos componentes elétricos e eletrónicos da máquina. Um aparelho dedicado, cuidadosamente dimensionado, permite manter a temperatura e a humidade corretas no interior do quadro elétrico mesmo em condições climáticas desfavoráveis e ritmos de trabalho extremos.


PC industrial de interface homem-máquina de elevado desempenho (Opcional)
O PC industrial de elevado desempenho melhora de forma considerável a potência de cálculo do sistema operativo e a velocidade do software de aplicação instalado. Com este dispositivo, é possível obter a redução do tempo de preparação da máquina e gerir sem atrasos os ciclos mais complexos.